Linguagem
A linguagem da publicidade é uma linguagem de massas, que
deve ser direta e acessível. Por isso os textos publicitários usam uma
linguagem simples e de fácil entendimento. Evita sintaxe rebuscada ou termos
eruditos. Apesar disso, a linguagem da publicidade é a norma culta: erros
gramaticais ou ortográficos só são utilizados de propósito, e pode apelar para licença poética, usando também
neologismos.
O uso de termos vulgares e de palavrões também não faz parte da linguagem da
publicidade.
Geralmente a peça publicitária é composta por imagem, título, texto, assinatura e slogan. A assinatura é o nome do produto e do anunciante. Slogan é uma frase ou uma expressão concisa e fácil de lembrar, que associamos imediatamente ao produto.
Geralmente a peça publicitária é composta por imagem, título, texto, assinatura e slogan. A assinatura é o nome do produto e do anunciante. Slogan é uma frase ou uma expressão concisa e fácil de lembrar, que associamos imediatamente ao produto.
Para conquistar o
consumidor, o texto publicitário apela para o desejo e a fantasia das pessoas.
A linguagem da publicidade usa ambiguidades, omite, exagera, brinca, usa
metáforas e expressões de duplo sentido. Pode também conquistar usando a
musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas e assonâncias. O uso dos
recursos da língua é essencial para a publicidade atingir seus objetivos. A
publicidade deve divertir, motivar, seduzir, fazer sonhar, excitar ou
entusiasmar.
A linguagem publicitária apela à emoção. É importante conseguir ler nas entrelinhas, isto é, perceber o sentido implícito de uma mensagem. Os textos publicitários merecem uma leitura crítica e inteligente do consumidor.
A linguagem publicitária apela à emoção. É importante conseguir ler nas entrelinhas, isto é, perceber o sentido implícito de uma mensagem. Os textos publicitários merecem uma leitura crítica e inteligente do consumidor.
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