terça-feira, 29 de maio de 2012


Para atingir seu público alvo tenha sempre em mente as seguintes questões:

· O leitor é técnico ou leigo no assunto que será abordado?

· Qual o nível de conhecimento do leitor a respeito do tema e qual sua capacidade decisória na hierarquia organizacional?

· O trabalho que será produzido é de circulação interna? A comunicação será dirigida a uma categoria profissional específica ou se pretende atingir amplos e diversificados setores da sociedade?

· A linguagem utilizada dá margem a crer que o texto terá boas chances de ser lido e compreendido por alguém que não tenha participado direta ou indiretamente de sua elaboração?


Mantenha foco no leitor
 
Se o leitor não for um especialista no assunto tratado, a informação breve, clara e expressa em linguagem acessível será mais do que suficiente.
Fica fácil observar como a caracterização do público alvo é importante para a seleção das informações. Sem esse recurso, estaremos certamente cansando o leitor com pormenores inúteis, e portanto, dispensáveis, que só vão desviá-lo do caminho correto a ser percorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário